tudo o que você precisa saber sobre transição energética
no setor de transportes de cargas pesadas

Por que precisamos de uma transição energética

Talvez você já tenha percebido que temos períodos cada vez mais quentes ou com mais chuvas. Calor extremo, chuvas fortes, enchentes, alagamentos… tudo isso tem sido notícia, mas nada disso é causado por ‘forças da natureza’. O nome disso é crise climática. 

Isso é uma consequência direta da exploração de combustíveis fósseis como petróleo, gás e carvão, que são utilizados principalmente para a produção de energia. A cada vez que um carro ou caminhão é movido a diesel, que o agronegócio desmata para abrir campos para criação de animais ou monoculturas, que queimamos carvão para atender demandas energéticas… estamos agravando a crise do clima porque tudo isso gera mais gases de efeito estufa (GEE), que são os causadores do aquecimento global e consequentemente das mudanças do clima.

A definição COMBOIO de transição energética justa e popular

A definição COMBOIO de transição energética justa e popular

Transição energética não significa apenas mudar a tecnologia ou o parque produtivo. Trata-se de mudar uma estrutura de poder que está concentrada na mão de poucos.

O que a transição energética justa deve garantir

Um setor determinante

A boa notícia é que a transição energética já começou.
É possível ver isso por meio de notícias e redes sociais, carros elétricos nas ruas e até nas discussões entre políticos. A pergunta mais importante não é se ela vai acontecer, é como brasileiros e brasileiras podem compreender melhor e se engajar nesse tema tãodenso e sinuoso.

Caminhões

Clique para saber mais sobre o transporte de cargas pesadas

Rotas possíveis

Clique para saber mais sobre o transporte de cargas pesadas

Blog

Clique para saber mais sobre o transporte de cargas pesadas

Caixa de ferramentas

Como comunicar a transição energética no setor de cargas pesadas? Temos um caminho!

Postado em 25 de maio

Guia de comunicação Comboio

dicas e análises sobre comunicação assertiva e ativista o processo de transição energética e eletrificação dos caminhões.

No Guia Comboio, você encontra informações, dicas e análises sobre comunicação assertiva e ativista o processo de transição energética
e eletrificação dos caminhões.

A Plataforma COMBOIO reúne conteúdos, análises e caminhos possíveis para entender

Quem somos - e por que “Comboio”?

Porque ninguém muda o mundo sozinho. Essa plataforma é um convite para que assim como nas estradas, avançar em comboio signifique seguir junto, com direção, cuidado e estratégia.
Se você quer entender melhor o passado, presente e futuro do transporte de cargas no Brasil e como ele pode ser mais justo, popular e coletivo, esse espaço é pra você. Não compreender esse debate não é uma opção, o maior custo é não se informar.

Por que precisamos de uma transição energética

Este artigo explora o desperdício de energia nos caminhões no Brasil e propõe soluções inovadoras para um futuro mais sustentável.

Talvez você já tenha percebido que temos períodos cada vez mais quentes ou com mais chuvas. Calor extremo, chuvas fortes, enchentes, alagamentos… tudo isso tem sido notícia, mas nada disso é causado por ‘forças da natureza’. O nome disso é crise climática.

Isso é uma consequência direta da exploração de combustíveis fósseis como petróleo, gás e carvão, assim como dá perda de florestas e vegetação, que são utilizados principalmente para a produção de energia. A cada vez que um carro ou caminhão é movido a diesel, que o agronegócio desmata para abrir campos para criação de animais ou monoculturas, que queimamos carvão para atender demandas energéticas… estamos agravando a crise do clima porque tudo isso gera mais gases de efeito estufa (GEE), que são os causadores do aquecimento global e consequentemente das mudanças do clima.

Isso fez com que, por exemplo, o ano de 2024 fosse o mais quente da história da humanidade, com cerca de 1,55 graus acima do período pré-industrial.

É importante dizer que essa é uma consequência do modo de produção e consumo do mundo capitalista pós industrialização, baseado na produção infinita e na exploração sem limites da natureza e das pessoas.

Explorar e utilizar cada vez mais combustíveis fósseis significa causar e acelerar a crise climática, que coloca em risco a vida humana na Terra e os direitos de todos nós. Lembrando que as populações mais vulnerabilizadas, como indígenas, pessoas negras e mulheres, são as mais afetadas. 

Diante disso, a necessidade está clara: precisamos mudar a forma como produzimos e consumimos energia. Precisamos substituir a exploração de petróleo, gás e carvão por modelos renováveis. Precisamos de uma transição energética.